terça-feira, 31 de julho de 2018

GOOGLE RODA O BRASIL PARA ENSINAR MARKETING DIGITAL PARA OS EMPREENDEDORES

Rodrigo Rodrigues, diretor de vendas de soluções de marketing do Google Brasil, tem tido um primeiro semestre bem agitado: ele tem visitado várias regiões do Brasil para levar o conceitos de marketing online para pequenos negócios. É quase uma missão de catequização. Os pequenos negócios, que ainda sofrem com uma melhor infraestrutura de internet, usam pouco a web para vendas. Segundo pesquisa do Sebrae-SP, do começo de 2018, somente 34,2% dos empreendedores divulgam seus produtos na web.
A frente de caravanas e ações de capacitação, o executivo da gigante norte-americana tem como principal objetivo trazer assertividade nas ações de marketing digital para esses empreendimentos. Este ano, por exemplo, a empresa trabalhará de forma intensa com pequenos negócios durante o período de Black Friday.
“As empresas começam a entender agora que o meio digital oferece uma experiência mais completa de vendas”, afirma Rodrigues, em entrevista exclusiva para PEGN. Por isso, a empresa tem trabalhado em ações e tecnologias focadas nos empreendedores, como o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita para pequenas empresas, que tem ganhado atualizações nos últimos meses para o mercado brasileiro.

"A gente quer ajudar a educar o mercado. Se educamos, ao empreendedor ganha mais. E a gente ganha mais, porque vendemos mais", afirma Rodrigues, em entrevista. 
Segundo o executivo, outro exemplo do interesse do Google nos empreendedores brasileiros são o que chama de caravanas de capacitação, que acontecem pelo interior do país, em cidades como Recife, Salvador, Teresina, Natal e Brasília. O projeto tem como grande objetivo apresentar as funcionalidades do Google Meu Negócio para pequenas empresas que fogem do eixo Rio-São Paulo. 
“A gente vê em projetos como esse uma oportunidade de apresentar o Google aos pequenos empreendedores. Queremos mostrar que é possível aplicar automação em empresas de todo os portes, em qualquer lugar do Brasil”, afirma Rodrigues.
Além disso, tem marcado presença em eventos como a Feira do Empreendedor SP, realizada pelo Sebrae-SP, considerado o maior evento de empreendedorismo do Brasil para quem está começando. “Queremos impactar ainda mais pessoas, porque sabemos a importância de se comercializar com o auxílio da internet.”
Black Friday
Mas a principal novidade, diz Rodrigues, será durante a Black Friday deste ano. Segundo o executivo, a empresa contará com ações exclusivas para o período, que só perde no número de vendas para datas como Natal e Dia das Mães. A ideia é ajudar negócios que não estão presentes no mundo digital a aproveitarem o aumento do número de vendas.
“Sazonalidade é um dos pontos que temos mais investido. Sabemos da dificuldade que os empreendedores têm em competir com as grandes empresas. Estar online já é o início de uma estratégia mais focada”, diz. A mesma prática deve acontecer durante o Natal deste ano. A empresa ainda não tem detalhes de como funcionará a ação.
O que também está no planejamento do Google é o investimento na customização de anúncios para os pequenos negócios. “O consumidor busca algo mais refinado”, afirma Rodrigues, que não é contra a ideia do panfleto. “O Google trabalha com assertividade. Quando o empreendedor nos procura, ele tem acesso a ferramentas mais precisas. É uma alternativa além do panfleto.”
Outra novidade ainda está sendo testada fora do Brasil, em versão beta. É o Google Local Services, tecnologia que conecta empresas e clientes a prestadores de serviço. Para Rodrigues, esse nicho de empreendedores poderá se beneficiar da aplicação. “Ainda não sabemos quando chegará ao Brasil, mas sabemos que atende.”

*com informações de Fabiano Candido, editor de Pequenas Empresas & Grandes Negócios

domingo, 29 de julho de 2018

SER FELIZ

"Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade.
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recomece.  Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo
Jamais desista das pessoas boas em sua vida".
Augusto Cury

Praia do Paraíso, na Ilha de Mosqueiro, em Belém

.Pequeno detalhe dessa gigante beleza que é a Amazônia